As gravatas são um dos acessórios mais clássicos e elegantes do guarda-roupa masculino. Elas têm o poder de transformar instantaneamente um look básico em algo sofisticado e refinado. No entanto, saber escolher e usar a gravata corretamente é fundamental para obter o máximo impacto.
Aqui estão algumas dicas que consideramos essenciais para elevar seu visual:
Verifique a largura da gravata.
A gravata deve ser proporcional ao colarinho e às lapelas do seu terno. Se as lapelas do costume e o colarinho da sua camisa forem mais finos, evite gravatas muito largas.
O clip deve sempre ser menor do que a gravata.
Clips de gravata são uma boa ferramenta para acrescentar mais charme e funcionalidade ao look. Cuide, no entanto, para que o comprimento do clip nunca seja maior do que a largura da gravata.
Nunca utilize a mesma estampa no lenço.
O lenço deve combinar com a gravata, mas nunca usar a exata mesma estampa. Aproveite para trazer novas cores e estampas ao seu visual, e experimente as diferentes opções de dobras do lenço para agregara ainda mais personalidade ao look.
Deixe-a no comprimento correto.
A ponta da gravata deve ficar entre o início e o fim da fivela do cinto (ou aonde ela ficaria). Nem mais, nem menos. Um comprimento inadequado pode parecer desleixado e desvalorizar a sua silhueta.
Valorize o dimple
O "dimple" é o nome da pequena cavidade que se forma com o nó. Não tente consertá-lo. Pelo contrário, tenha certeza que ele se forma - é elegante, estiloso e mostra que você entende das suas gravatas.
Procure usar o nó adequado
Embora não seja uma regra absoluta, é interessante usar um nó condizente com o seu colarinho. Colarinhos mais abertos, como o italiano, pedem nós mais robustos (como o Windsor).
Evite lavar
Evite ao máximo lavar (mesmo à seco) suas gravatas. Isso aumenta sua vida útil.
A chave para um visual sofisticado está nos detalhes, e a gravata certa usada do jeito certo pode fazer toda a diferença em seu estilo. Então, aperfeiçoe seus nós, experimente diferentes estilos e sinta-se confiante com suas escolhas.
Fotos: gq.com